29 julho 2012

Resenha - Garotas de Vidro, Laurie Halse Anderson

de Laurie H Anderson,
Novo Conceito.

Lia e Cassie são amigas há anos, ambas congeladas em seus corpos. No entanto, em uma manhã, Lia acorda com a notícia de que Cassie está morta, e as circunstâncias de sua morte ainda são um mistério. Não bastasse isso, Cassie tentara falar com Lia momentos antes, para pedir ajuda. Lia tem de lidar com o pai, que é um renomado escritor, sua madrasta e a mãe, uma cardiologista que vive ocupada, salvando a vida dos outros. Contudo, seu maior tormento é a voz dentro de si mesma, que não a deixa se esquecer de manter o controle, continuar forte e perder mais, sempre perder mais, e pesar menos.


Sinceramente, eu não sei como começar essa resenha. Garotas de Vidro é narrado por Lia, uma jovem que sofre de anorexia e seu objetivo é, praticamente, não pesar. Pesar zero quilo, isso sim, seria o ideal pra ela. 

Eu gostaria muito de ler ele quando foi lançado, mas não tive a oportunidade. Comprei mesmo pela capa, nem sabia do que se tratava. O começo foi bem lento/chato/cansativo (pra mim foi) que eu decidi largar. Mas me convenceram a pegá-lo de volta, e valeu super a pena!

Laurie escreveu o livro como uma 'auto-ajuda' para as garotas que, como Lia, sofriam do distúrbio alimentar. Mas tem uma pitada de ficção, que eu pensei que seria bem mais fictícia rs'

Pela capa eu esperava uma coisa super aterrorizante, e que me daria medo. Deu um pouco de medo sim. Não por ser assustador, mas por isso ser realidade. Narrada em primeira pessoa, a autora consegue nos prender de uma forma que parece que sou eu que não quero engordar! Acertou em cheio quanto à isso. Consegue nos transmitir a aflição quando ela se mutila, a tentação que a comida exerce sobre ela. 

Foi um pouco difícil de ler tudo aquilo. Mas, por mais difícil que seja ler, é mais difícil parar de pensar nisso. Nessa mente perturbada de Lia, contando todas as gramas de calorias que iria comer, tentar a todo custo ser super magra. 

Em certas partes pensei que ela podia estar fazendo tudo isso contra si para chamar atenção. Mas ninguém pode se odiar a esse ponto, deve ter um amor próprio, né?! 

Na minha cabeça, eu e minha imaginação fértil pensei que o final seria bem mais dramático, poético, lindo, sei lá. rs' Foi bem neutro, mas do jeito que acabou ficou perfeito. Portanto, não podia ser melhor! Esse livro é simplesmente extraordinário! Sem palavras. A resenha ficou super curtinha, mas eu acho que não vou conseguir demonstar o que senti e o que quero passar para vocês. Se eu continuar só vou ficar enrolando e enrolando kk' Melhor parar por aqui porque eu to doido pra soltar um spoiler! Mas ja deu pra sacar que eu amei o livro, não é?!

E aqui está a minha opinião sobre o livro pra você que fala que eu não dou minha opinião nas resenhas: Garotas de Vidro foi o melhor drama de 2012! Um livro forte, impactante que não é pra qualquer um, mas lindo e emocionante. Recomendadíssimo! =D

O blog estava meio parado porque, com a volta às aulas e uns problemas por aqui juntou o útil ao agradável e eu fiquei sem tempo pra quase nada. Não vou prometer nada porque eu não sei como vai ser daqui pra frente, mas fica dito que: Em agoto o blog faz um ano e vão ter super promoções que vocês irão adorar! :) E que eu estou com muitas resenhas atrasadas, mas eu já estou dando um jeitinho. 
 Elas registram cada som com seus microfones de lapela. Elas querem me sugar para dentro delas, mas têm medo. 

 Eu sou contagiosa.
 As garotas do teatro e do futebol baixam a cabeça. Eu também. Acho que deveria estar rezando. Eu nunca sei o que fazer nesses minutos de silêncio. Eles são tão... silenciosos. Vazios.
 Trinta e oito quilos e quinhentos gramas são a perigolândia. Trinta e oito quilos e quinhentos gramas são fogos de artifício do 4 de julho em uma pequena caixa de metal.

Beijos,
e até a próxima! :)






13 comentários:

  1. Oi!
    Eu recebi o livro faz um tempinho mas ainda não tive vontade de lê-lo.
    O tema é bem interessante e acho que pode ser de grande ajuda pra várias garotas, e garotos também.
    Gosto quando a autora consegue transmitir os pensamentos da personagem de um modo que faz com que nós nos sentimos iguais a ela.
    Beijinhos
    Michelle, Minha Bagunça

    ResponderExcluir
  2. Oi Felipe!

    Garotas de Vidro é um livro tocante e realista e eu adorei. Sua resenha ficou muito boa, parabéns!

    Matheus, Bobagens & Livros.

    ResponderExcluir
  3. Oii, gostei da resenha, já li esse livro e gostei muito, achei um tanto forte mas muito realista, como você mesmo disse: um ótimo drama. Só achei o livro um pouco confuso, mas fora isso ficou legal.

    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Quando eu vi o lançamento deste livro e li a sinopse eu imaginei que seria um suspense sei lá, mas me enganei, como sempre acontece com os livros da novo conceito, na verdade fala sobre anorexia e problemas alimentares? Fiquei surpreso, mas não escondo o desejo de lê-lo, afinal, parece realmente ter uma história e parece realmente ser bom.
    Sua resenha ficou ótima e demonstrou totalmente como o livro tem pontos positivos.

    ResponderExcluir
  5. Nossa Senhora, que livro tenso O_O
    Acho que eu não leria, não, mesmo com essa capa maravilhosa.
    Lembro que quando lançou eu fiquei pensando se ea a história de meninas anorexas (assim que escreve?), mas pelo visto eu acertei. Penso que pode servir como uma forma de conscientização, sei lá.
    A resenha ficou muito boa

    Bjks
    Paty
    http://abajurdepapel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. me convenceram = minha prima me convenceu haha'
    Nossa, você usou umas palavras bem fortes nessa resenha ein?! Tava inspirado!
    Nessa resenha você não precisava colocar a indireta. Você já tinha dado a sua opinião ali em cima KKK'
    Eu também imaginei um final mais dramático! Tipo ela morrendo...

    Beijos
    Geê - almaleitora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Parece ser interessante! Pretendo lê-lo mais rápido possível!

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha, o livro parece ser interessante!

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha,
    Esse livro esta na minha estante e não consegui le-lo..
    Realmente pelo tema abordado, ele deve ser mto tenso!!!

    Parabéns!
    Bjokas
    Lica
    http://bookeando.com/site

    ResponderExcluir
  10. mt boa a resenha, ainda ñ li o livro mas ja yenho!

    ResponderExcluir
  11. É um livro com temática bem diferente e interessante, fiquei curiosa para conhecer o desenvolvimento da história. Além disso a capa é linda demais!
    Bjkas,
    Monique Martins
    @moniquemar

    ResponderExcluir
  12. Percebi que o livro causa mesmo um impacto inesperado no leitor. Esse livro está na minha lista de desejos!

    ResponderExcluir
  13. Já li esse livro, é achei muito bom como é a cabeça de uma pessoa que sofre de distúrbios alimentar.

    ResponderExcluir